Antes de contratar uma Consultoria Empresarial é fundamental uma análise prévia de seu negócio, caso contrário, o planejamento pode ser comprometido, redundando em desperdício de recursos. Existem consultorias para todos os tipos de empresas, de micrempresas às megacorporações.
Por falta de conhecimentos práticos na área de gestão empresarial, muitas empresas es extinguem precocemente. Mesmo tendo expertise dos seus negócios, muitos empresários não sabem como implementar ideias que promovam o crescimento de suas organizações.
Devido ao avanço tecnológico, as empresas precisam estar em constante sintonia com as mudanças para não ficar para trás no mercado e perder marketing-share para a concorrência. Alguns empresários têm a consciência de que precisam se antecipar a essas mudanças e inovar nos seus produtos e serviços, mas não sabem por onde começar.
O profissional que não se adaptar a essas rápidas mudanças terá menos chances de êxito, e em alguns casos a solução não está dentro da empresa, sendo necessária a colaboração de um consultor que possua uma visão holística e imparcial do cenário corporativo.
Uma das principais finalidades da consultoria é proporcionar uma visão mais abrangente de mercado, através de um diagnóstico imparcial auxiliando a empresa nas suas decisões.
• Algumas situações em que pode ser necessária a contração de uma Consultoria Empresarial especializada:
– Quando o mercado de atuação da empresa sofre alguma mudança significativa;
– A empresa deseja um planejamento estratégico eficiente (qualitativos e/ou quantitativos);
– Introdução de novas tecnologias sem dispor de pessoal qualificado nessa etapa;
– Divergências sobre modelo de gestão por parte da gerência;
– Dúvidas sobre como gerar resultados positivos;
– Como desenvolver melhor um colaborador ou funcionário;
– Dúvidas sobre exportação;
– Implementação de ferramenta gerencial que aumente a lucratividade.
Empresas que aplicam planejamentos empresariais, financeiros e tributários eficientes estão melhor preparadas para imprevistos, pois geralmente adotam postura de antecipação aos problemas, reagindo mais rapidamente às crises.