Você pode estar confuso sobre o que é outsourcing, mas com toda certeza já ouviu falar em terceirização. Bom, de maneira geral os termos são sinônimos. É sobre esse conceito e as vantagens que ele oferece às empresas de varejo que falaremos neste artigo.
Você já sentiu que executa muitas atividades que não tem ligação direta com o seu negócio, mas que são necessárias para a entrega de valor ao seu cliente?
Vamos imaginar que você tenha um e-commerce e ainda faça a gestão de TI da sua loja virtual internamente.
Você acredita que está no controle e que está economizando com isso, mas essa não é a realidade.
Outro cenário …
Você tem uma loja de material de construção, eletroeletrônicos, ou qualquer outro produto que é vendido em loja física, mas é entregue posteriormente ao cliente.
Sua empresa precisa arcar com o custo de um caminhão, manutenção, funcionários, abastecimento, segurança e logística para oferecer esse serviço.
Acredite, você também pode estar perdendo dinheiro e qualidade de entrega.
Nos dois cenários apresentados acima, a empresa de varejo optou por assumir atividades que, claramente, não são seu core business, ou seja, não são o coração do negócio.
Qual é o problema em fazer isso?
Ao adicionar funções secundárias aos processos internos da sua empresa você pode estar perdendo tempo, dinheiro e qualidade de entrega.
É para solucionar questões como essas, que o conceito sobre o que é outsourcing foi introduzido na indústria do varejo.
O que é outsourcing?
Como citamos anteriormente, outsourcing e terceirização em muitos aspectos, podem ser considerados sinônimos.
Quando abordamos o outsourcing dentro da realidade do varejo, estamos nos referindo ao repasse de atividades que não são o motivo de existência da empresa – mas que são vitais para a entrega de valor ou cumprimento de obrigações – para outras empresas.
Vamos facilitar a compreensão com um exemplo clássico…
Grande parte das empresas de varejo (e de outros setores) terceirizam sua contabilidade porque se trata de um trabalho:
- extremamente burocrático;
- que exige conhecimento técnico;
- necessita de profissionais especializados.
Resumindo, a empresa varejista teria um custo muito alto para manter profissionais de contabilidade dentro de seu espaço e provavelmente não teria uma equipe tão preparada a sua disposição, quanto é possível com a terceirização, correto?
Bom, essa mesma lógica deveria ser usada para outras áreas da empresa, que não são a razão de ser do seu negócio.
Uma loja de eletrodomésticos deveria, idealmente, se concentrar em vender eletrodomésticos.
Quanto tempo você e sua equipe gastam fazendo qualquer outra coisa que não seja vender?
Quanto dinheiro você gasta com atividades que não estão relacionadas a vendas?