6 vantagens do outsourcing no varejo [ + 4 desvantagens]

Na cultura empresarial atual, há muita discussão sobre a questão da terceirização.

Existem aqueles que acreditam que com a terceirização, os empregos são retirados.

Há outros que acreditam que o outsourcing nas empresas é uma maneira eficiente e econômica de lidar com a gestão de qualidade dos processos necessários aos negócios.

Acreditamos que as vantagens do outsourcing podem ser substanciais – desde economia de custos e ganhos de eficiência até maior vantagem competitiva.

É claro que a terceirização depende de um controle próximo sobre a função terceirizada. A falta desse fator costuma ser um risco comercial em potencial.

Por isso, você deve considerar cuidadosamente as vantagens e os desafios do outsourcing  antes de decidir terceirizar quaisquer atividades ou operações comerciais.

Nossa experiência nos leva a crer que o outsourcing oferece desafios e oportunidades para variados setores da economia. No entanto, neste artigo, vamos nos concentrar em explicar mais detalhadamente as vantagens (e os cuidados)  que o outsourcing oferece ao varejo.

Vantagens do outsourcing

Há muitas razões pelas quais, uma empresa varejista pode optar por terceirizar uma determinada tarefa, um trabalho ou um processo. Por exemplo, algumas das vantagens do outsourcing para o setor, incluem:

1. Diminuição da necessidade de contratação

Quando você opta por terceirização uma função, você para de remunerar um funcionário interno e passa a pagar a empresa terceirizada. Ela por sua vez, contrata os colaboradores que necessitar para a execução da atividade.

Como empreendedor, empresário ou gestor, você sabe como um único funcionário pesa no controle financeiro de uma empresa, imagine toda uma equipe especializada.

Por exemplo, ao invés de contratar profissionais de marketing internos, você pode repassar a função para uma agência especializada.

Resultados?

Você tem a disposição, profissionais especializados, sem o custo de alocação de uma equipe interna. Além disso, economiza um tempo precioso que seria investido nessa função dentro de empresa.

2. Acesso a mais talentos

Ao contratar um funcionário, você só pode ter acesso a um pequeno leque de talentos.

Ao apostar no outsourcing de uma atividade você provavelmente encontrará uma empresa especializada cheia desses talentos, afinal, esse é o core business dela!

3. Foco aprimorado nas principais atividades empresariais

O outsourcing pode liberar sua empresa para se concentrar em seus pontos fortes, permitindo que sua equipe se concentre em suas principais tarefas – como vender – e em sua estratégia – como quanto aumentar de vendas nos próximos meses.

4. Maior eficiência

Escolher uma empresa especializada em um determinado processo ou serviço que você deseja que eles realizem, pode ajudá-lo a aumentar a produtividade e eficiência, geralmente oferecendo produtos e serviço de maior qualidade.

Ao optar pelo outsourcing de transporte, por exemplo, você contará com profissionais especializados em logística, caminhões preparados para manter seu produto em excelente estado e entregadores capacitados e treinados. Tudo isso, sem precisar desenvolver internamente um processo de treinamento e desenvolvimento desse braço da empresa.

5. Custos controlados e reduzidos

A redução de custos obtida pela terceirização pode permitir que você libere capital para investimentos em outras áreas de sua empresa.

6. Maior vantagem competitiva

O outsourcing pode ajudá-lo a alavancar conhecimento e habilidades em toda a sua cadeia de suprimentos

A terceirização também pode tornar seu negócio mais flexível e ágil, capaz de se adaptar às mudanças, condições e desafios do mercado, ao mesmo tempo, em que proporciona redução de custos e melhorias no nível de serviço.

Desafios do outsourcing

A compreensão sobre o que é outsourcing não está ligada apenas às vantagens que sua empresa pode aproveitar, mas também a desafios relacionados à entrega de controle direto sobre uma função ou processo de seu negócio, para terceiros.

Por exemplo, ao optar pelo outsourcing na empresa, você pode ter problemas com:

  1. qualidade na prestação de serviços: ela pode ficar abaixo da expectativa;
  2. falta de flexibilidade: o contrato pode ser muito rígido para acomodar mudanças que aconteçam em seu negócio;
  3. dificuldades de gestão: mudanças na cultura organizacional ou nas políticas da empresa terceirizada podem levar ao atrito com seu negócio;
  4. instabilidade: a empresa terceirizada pode desistir do negócio mesmo que isso leve ao pagamento de multa.

Continue lendo: Vantagens para a empresa na terceirização da folha de pagamento

Agora que você compreende mais profundamente o que é outsourcing e como ele pode impactar seus negócios, talvez seja a hora de buscar por empresas que possam trabalhar junto com a sua. Cada uma com sua especialidade, oferecendo alto valor ao seu cliente e ampliando os resultados de ambos os negócios.

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